Os probióticos são micro-organismos vivos provenientes de alimentos de origem vegetal e animal que conferem benefícios para a nossa saúde. Cada espécie de organismo e cepa de bactéria possui vantagens específicas e atua em partes distintas do nosso corpo.
Para entender o porque você precisa começar a tomar probiótico desde já, temos que falar um pouco sobre como o nosso intestino funciona e também as diferenças entre probióticos e prebióticos.
Como o nosso intestino funciona?
O nosso sistema digestivo é composto por estômago, intestino, reto e ânus. O processo de digestão dura entre 24 horas e 72 horas e uma grande parte desse tempo é dedicado a absorver os nutrientes e minerais que o nosso corpo precisa, o que ocorre principalmente no intestino.
O nosso intestino é composto pelo que chamamos de flora intestinal, que é um grupo de bactérias (estima-se que mais de 400 espécies) que vivem nesse orgão auxiliando o processo de digestão e também monitorando outros tipos de micro-organismos que possam vir a causar doenças em nosso corpo.
Uma flora intestinal em desequilíbrio pode causar diversas doenças e complicações a começar pela baixa absorção de nutrientes e a proliferação de bactérias maléficas.
A solução para manter a flora intestinal equilibrada é uma dieta rica em alimentos probióticos e prebióticos e, quando necessário, apostar em suplementos específicos para suprir esse déficit.
Qual a diferença entre Probióticos x Prebióticos?
Os probióticos são os micro-organismos vivos benéficos para a nossa saúde, os prebióticos são os alimentos (fibras vegetais) que esses organismos precisam para sobreviver e prosperar em nosso intestino.
Enquanto os probióticos podem ser encontrados em diversos tipos de alimentos, os prebióticos são somente de origem vegetal e consumam ser fibras não digeríveis pelo nosso intestino.
Quais os benefícios dos Probióticos para a saúde?
Os benefícios dos probióticos para nossa saúde vão muito além de regular o intestino. Eles estão diretamente associados à nossa imunidade, controlam a glicose no sangue, baixam o colesterol, aumentam a fertilidade em mulheres, amenizam os sintomas da ansiedade, controlam o excesso de peso, promovem uma maior absorção de nutrientes e vitaminas dos alimentos e ainda são essenciais para pessoas que sofrem de intolerância à lactose já que eles hidrolisam a substância, diminuindo os gases, diarréia e desconforto causado pela ingestão de leite e derivados.
No entanto, cada cepa de bactéria têm um campo de atuação específico e vantagens exclusivas. Vamos conhecer algumas das mais comuns:
- Lactobacillus casei Shirota – presente no leite fermentado famosinho, atua principalmente contra resfriados e infecções virais, além de regular o intestino.
- Bifidobacterium longum – é um dos probióticos mais comuns e ajuda a eliminar toxinas do organismo, além de alguns estudos apontarem que ajudam a amenizar sintomas da depressão.
- Lactobacillus reuteri – presentes na boca e em todo o aparelho digestivo, são super importantes para reduzir a famigerada “prisão de ventre” e também no combate da bactéria maléfica H. Pylori.
- Lactobacilus acidophilus – atua no equilíbrio do sistema imunológico, na absorção de vários nutrientes e também no alívio da síndrome do intestino irritado.
- Bifidobacteria animalis – mais uma bactéria que atua contra a imunidade baixa, além de ter uma função muito importante no combate à bactérias ingeridas em alimentos contaminados.
Fica evidente os benefícios que a ingestão de probióticos, seja através de alimentos ricos nessas bactérias ou em uma suplementação probiótica pode trazer ao organismo. Ainda assim, uma das maiores dúvidas à respeito desse tema é se probiótico emagrece.
Probiótico emagrece mesmo?
Sim! Existem estudos que indicam que a ingestão em excesso de açúcar causa uma inflamação crônica no intestino, acarretando o aumento do peso. Porém, com o uso de probióticos essa inflamação pode ser controlada por fim justificando a afirmação de que probiótico emagrece.
Contudo, mais do que eliminar peso, o uso contínuo de probióticos ajuda a manter o peso estável, o que costuma ser um desafio muito maior para algumas pessoas.
E se você está interessada em emagrecer, é importante conhecer quais são os alimentos probióticos que você precisa incluir na sua dieta.
Quais são os alimentos probióticos?
Geralmente, todo o tipo de prato fermentado ou em conserva favorece a proliferação de bactérias benéficas, tais como:
- Iogurte
- Leite Fermentado
- Kefir
- Kombuchá
- Vinagre de Maçã
- Coalhada
- Picles
- Azeitonas
- Kimchi (acelga fermentada temperada, típica da cozinha coreana)
- Missô (pasta de soja fermentada, típica da cozinha japonesa)
- Chucrute (repolho em conserva, típico da cozinha alemã)
Contudo, existem exceções como é o caso do pão de fermentação natural. Embora exista o cultivo dessas bactérias à partir da fermentação, ao assá-lo, o calor acaba por matar todas as bactérias e por isso não é considerado um alimento probiótico, apesar da fermentação inicial.
Como tomar probióticos?
Nutricionistas indicam a ingestão mínima diária de 5 bilhões de UFC (Unidades Formadoras de Colônias) podendo chegar até 15 bilhões de UFC porque algumas dessas bactérias benéficas irão morrer durante o processo de digestão.
Como é difícil incluir alimentos probióticos em nossa dieta em quantidade suficiente para colher todos os benefícios que eles nos proporcionam, especialistas indicam suplementação probiótica adicional a uma dieta saudável e equilibrada.
No caso de suplementos probióticos, existem diversos tipos com cepas combinadas para colher benefícios específicos. No entanto, de uma maneira geral, indica-se a ingestão de 1 cápsula ou 1 sachê dissolvido em água por dia.
Não faz diferença tomar probiótico em cápsula ou probiótico em sachê. Esta é uma escolha pessoal que tem mais a ver com o desconforto que algumas pessoas sentem em ingerir pílulas do que com a eficácia do medicamento.
Como escolher o melhor probiótico?
Essa é uma decisão muito pessoal que costuma ser feita pensando em “problemas” específicos, como por exemplo, “quero melhorar a minha imunidade” ou “quero perder peso”. Inclusive, é interessante consultar uma nutricionista para ser orientado sobre quais são os suplementos indicados para o seu caso.
No entanto, para quem nunca teve contato com nenhum tipo de suplementação probiótica, mas deseja começar a cuidar da saúde à partir de agora, indicamos 3 suplementos probióticos essenciais que trazem resultado e estão entre os mais comprados pelos nossos clientes:
Vital Plex – Klaire Labs
Um dos suplementos probióticos mais populares no Brasil, o Vital Plex é super indicado para pessoas com imunidade baixa, que sofrem de diarréia em decorrência de tratamento com antibióticos, diverticulite, virose e parasitose. Ainda auxilia no tratamento contra candidíase.
O Vital Plex é composto das cepas Lactobacillus rhamnosus, Bifidobacterium lactis, Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium bifidum.
Clique Aqui para Comprar o Vital Plex.
Vitall Probiótico – Nutrition All
O Vitall Probiótico da Nutrition All é indicado para equilibrar a flora intestinal e no combate contra fungos, disbiose, infecções virais e bacteriais. Também é indicado para pessoas com intolerância à lactose já que contém em sua composição cepas capazes de hidrolisar a substância e para pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável.
O Vitall Probiótico é composto das cepas Lactobacillus rhamnosus, Lactobacillus acidophillus, Bifidobacterium bifidum e Bifidobacterium lactis.
Clique Aqui para Comprar o Vitall Probiótico.
SimFort Sachês – Vitafor
Já o SimFort é um suplemento em sachês que é indicado para quem quer aumentar a imunidade, potencializar a absorção de nutrientes e vitaminas dos alimentos ingeridos e que precise regularizar o intestino.
O SimFort é composto das cepas Lactobacillus acidophillus, Lactobacillus casei, Lactococcus lactis, Bifidobacterium lactis e Bifidobacterium bifidum.
Clique Aqui para Comprar o SimFort.
Como armazenar o meu Suplemento Probiótico?
Via de regra, quando expostas ao oxigênio, umidade e altas temperaturas, as bactérias probióticas costumam morrer. Por isso, na Natural Quality nós temos o cuidado e embalar o seu probiótico em uma caixa de isopor para manter a estabilidade que esses produtos exigem.
Na sua casa, você pode armazenar o seu suplemento probiótico na geladeira. Na dúvida, basta checar o rótulo do produto que este indica quais são as melhores condições de armazenamento do mesmo para garantir a sua eficiência.
Probióticos são essenciais para manter a nossa saúde em equilíbrio, principalmente se você que emagrecer, sofre de doenças relacionadas ao mau funcionamento do intestino ou tem baixa imunidade.
Você pode deixar a sua dúvida sobre Probióticos nos comentários para gente ou compartilhar esse artigo com pessoas que você conheça que precisam saber os benefícios que a ingestão regular de probióticos podem trazer para vida dela.