O QUE SÃO PROBIÓTICOS E POR QUE VOCÊ PRECISA COMEÇAR A TOMÁ-LOS AGORA

Os probióticos são micro-organismos vivos provenientes de alimentos de origem vegetal e animal que conferem benefícios para a nossa saúde. Cada espécie de organismo e cepa de bactéria possui vantagens específicas e atua em partes distintas do nosso corpo. 

Para entender o porque você precisa começar a tomar probiótico desde já, temos que falar um pouco sobre como o nosso intestino funciona e também as diferenças entre probióticos e prebióticos. 

Como o nosso intestino funciona?

O nosso sistema digestivo é composto por estômago, intestino, reto e ânus. O processo de digestão dura entre 24 horas e 72 horas e uma grande parte desse tempo é dedicado a absorver os nutrientes e minerais que o nosso corpo precisa, o que ocorre principalmente no intestino.

O nosso intestino é composto pelo que chamamos de flora intestinal, que é um grupo de bactérias (estima-se que mais de 400 espécies) que vivem nesse orgão auxiliando o processo de digestão e também monitorando outros tipos de micro-organismos que possam vir a causar doenças em nosso corpo.

Uma flora intestinal em desequilíbrio pode causar diversas doenças e complicações a começar pela baixa absorção de nutrientes e a proliferação de bactérias maléficas.

A solução para manter a flora intestinal equilibrada é uma dieta rica em alimentos probióticos e prebióticos e, quando necessário, apostar em suplementos específicos para suprir esse déficit.

Qual a diferença entre Probióticos x Prebióticos?

Os probióticos são os micro-organismos vivos benéficos para a nossa saúde, os prebióticos são os alimentos (fibras vegetais) que esses organismos precisam para sobreviver e prosperar em nosso intestino. 

Enquanto os probióticos podem ser encontrados em diversos tipos de alimentos, os prebióticos são somente de origem vegetal e consumam ser fibras não digeríveis pelo nosso intestino.

Quais os benefícios dos Probióticos para a saúde?

Os benefícios dos probióticos para nossa saúde vão muito além de regular o intestino. Eles estão diretamente associados à nossa imunidade, controlam a glicose no sangue, baixam o colesterol, aumentam a fertilidade em mulheres, amenizam os sintomas da ansiedade, controlam o excesso de peso, promovem uma maior absorção de nutrientes e vitaminas dos alimentos e ainda são essenciais para pessoas que sofrem de intolerância à lactose já que eles hidrolisam a substância, diminuindo os gases, diarréia e desconforto causado pela ingestão de leite e derivados.

No entanto, cada cepa de bactéria têm um campo de atuação específico e vantagens exclusivas. Vamos conhecer algumas das mais comuns:

  • Lactobacillus casei Shirota – presente no leite fermentado famosinho, atua principalmente contra resfriados e infecções virais, além de regular o intestino.
  • Bifidobacterium longum – é um dos probióticos mais comuns e ajuda a eliminar toxinas do organismo, além de alguns estudos apontarem que ajudam a amenizar sintomas da depressão.
  • Lactobacillus reuteri – presentes na boca e em todo o aparelho digestivo, são super importantes para reduzir a famigerada “prisão de ventre” e também no combate da bactéria maléfica H. Pylori.
  • Lactobacilus acidophilus – atua no equilíbrio do sistema imunológico, na absorção de vários nutrientes e também no alívio da síndrome do intestino irritado.
  • Bifidobacteria animalis – mais uma bactéria que atua contra a imunidade baixa, além de ter uma função muito importante no combate à bactérias ingeridas em alimentos contaminados.

Fica evidente os benefícios que a ingestão de probióticos, seja através de alimentos ricos nessas bactérias ou em uma suplementação probiótica pode trazer ao organismo. Ainda assim, uma das maiores dúvidas à respeito desse tema é se probiótico emagrece. 

Probiótico emagrece mesmo?

Sim! Existem estudos que indicam que a ingestão em excesso de açúcar causa uma inflamação crônica no intestino, acarretando o aumento do peso. Porém, com o uso de probióticos essa inflamação pode ser controlada por fim justificando a afirmação de que probiótico emagrece.

Contudo, mais do que eliminar peso, o uso contínuo de probióticos ajuda a manter o peso estável, o que costuma ser um desafio muito maior para algumas pessoas.

E se você está interessada em emagrecer, é importante conhecer quais são os alimentos probióticos que você precisa incluir na sua dieta.

Quais são os alimentos probióticos?

Geralmente, todo o tipo de prato fermentado ou em conserva favorece a proliferação de bactérias benéficas, tais como:

  • Iogurte
  • Leite Fermentado
  • Kefir
  • Kombuchá
  • Vinagre de Maçã
  • Coalhada
  • Picles
  • Azeitonas 
  • Kimchi (acelga fermentada temperada, típica da cozinha coreana)
  • Missô (pasta de soja fermentada, típica da cozinha japonesa)
  • Chucrute (repolho em conserva, típico da cozinha alemã)

Contudo, existem exceções como é o caso do pão de fermentação natural. Embora exista o cultivo dessas bactérias à partir da fermentação, ao assá-lo, o calor acaba por matar todas as bactérias e por isso não é considerado um alimento probiótico, apesar da fermentação inicial.

Como tomar probióticos?

Nutricionistas indicam a ingestão mínima diária de 5 bilhões de UFC (Unidades Formadoras de Colônias) podendo chegar até 15 bilhões de UFC porque algumas dessas bactérias benéficas irão morrer durante o processo de digestão. 

Como é difícil incluir alimentos probióticos em nossa dieta em quantidade suficiente para colher todos os benefícios que eles nos proporcionam, especialistas indicam suplementação probiótica adicional a uma dieta saudável e equilibrada. 

No caso de suplementos probióticos, existem diversos tipos com cepas combinadas para colher benefícios específicos. No entanto, de uma maneira geral, indica-se a ingestão de 1 cápsula ou 1 sachê dissolvido em água por dia.

Não faz diferença tomar probiótico em cápsula ou probiótico em sachê. Esta é uma escolha pessoal que tem mais a ver com o desconforto que algumas pessoas sentem em ingerir pílulas do que com a eficácia do medicamento.

Como escolher o melhor probiótico?

Essa é uma decisão muito pessoal que costuma ser feita pensando em “problemas” específicos, como por exemplo, “quero melhorar a minha imunidade” ou “quero perder peso”. Inclusive, é interessante consultar uma nutricionista para ser orientado sobre quais são os suplementos indicados para o seu caso. 

No entanto, para quem nunca teve contato com nenhum tipo de suplementação probiótica, mas deseja começar a cuidar da saúde à partir de agora, indicamos 3 suplementos probióticos essenciais que trazem resultado e estão entre os mais comprados pelos nossos clientes:

Vital Plex – Klaire Labs

Um dos suplementos probióticos mais populares no Brasil, o Vital Plex é super indicado para pessoas com imunidade baixa, que sofrem de diarréia em decorrência de tratamento com antibióticos, diverticulite, virose e parasitose. Ainda auxilia no tratamento contra candidíase.

O Vital Plex é composto das cepas Lactobacillus rhamnosus, Bifidobacterium lactis, Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium bifidum.

Clique Aqui para Comprar o Vital Plex.

Vitall Probiótico – Nutrition All 

O Vitall Probiótico da Nutrition All é indicado para equilibrar a flora intestinal e no combate contra fungos, disbiose, infecções virais e bacteriais. Também é indicado para pessoas com intolerância à lactose já que contém em sua composição cepas capazes de hidrolisar a substância e para pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável.

O Vitall Probiótico é composto das cepas Lactobacillus rhamnosus, Lactobacillus acidophillus, Bifidobacterium bifidum e Bifidobacterium lactis.

Clique Aqui para Comprar o Vitall Probiótico.

SimFort Sachês – Vitafor

Já o SimFort é um suplemento em sachês que é indicado para quem quer aumentar a imunidade, potencializar a absorção de nutrientes e vitaminas dos alimentos ingeridos e que precise regularizar o intestino.

O SimFort é composto das cepas Lactobacillus acidophillus, Lactobacillus casei, Lactococcus lactis, Bifidobacterium lactis e Bifidobacterium bifidum.

Clique Aqui para Comprar o SimFort.

Como armazenar o meu Suplemento Probiótico?

Via de regra, quando expostas ao oxigênio, umidade e altas temperaturas, as bactérias probióticas costumam morrer. Por isso, na Natural Quality nós temos o cuidado e embalar o seu probiótico em uma caixa de isopor para manter a estabilidade que esses produtos exigem. 

Na sua casa, você pode armazenar o seu suplemento probiótico na geladeira. Na dúvida, basta checar o rótulo do produto que este indica quais são as melhores condições de armazenamento do mesmo para garantir a sua eficiência.

Probióticos são essenciais para manter a nossa saúde em equilíbrio, principalmente se você que emagrecer, sofre de doenças relacionadas ao mau funcionamento do intestino ou tem baixa imunidade.

Você pode deixar a sua dúvida sobre Probióticos nos comentários para gente ou compartilhar esse artigo com pessoas que você conheça que precisam saber os benefícios que a ingestão regular de probióticos podem trazer para vida dela.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Compatilhe no Facebook
Share on twitter
Compatilhe no Twitter
Share on linkedin
Compatilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compatilhe no Pinterest

Comentários

×
×

Carrinho