TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

O que é a Medicina Tradicional Chinesa?

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) ou apenas Medicina Chinesa, são práticas filosóficas e medicinais milenares desenvolvidas na China. Ela tem como base estudos dos conceitos de yin e yang (princípio da dualidade onde yin = restrição e yang = expansão), a circulação do chi (energia vital) pelos chakras e outros pontos vitais do corpo e também os cinco elementos (madeira, fogo, terra, metal e água).

A Medicina Tradicional Chinesa é cada vez mais buscada como uma proposta de medicina alternativa que busca não somente a cura do corpo, mas também o alinhamento energético do corpo, mente e espírito do paciente.

Como funciona a Medicina Tradicional Chinesa?

A Medicina Tradicional Chinesa abriga diversas práticas, como o uso de fitoterápicos, acupuntura, o uso de ventosas, massagens e a prática de algumas modalidades de artes marciais como o Tai Chi Chuan (que combina exercícios físicos com práticas respiratórias e meditação) para prevenir doenças e manter o corpo saudável. 

Como é feito o diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa?

A Medicina Tradicional Chinesa é reconhecida pelo governo chinês como tão eficaz quanto a medicina moderna. Seu diagnóstico se dá através de perguntas, mas também do toque, do pulso, de ouvir, cheirar e escutar, utilizando assim todos os sentidos para realizar o diagnóstico do paciente. 

Aliás, uma das formas de diagnóstico mais interessantes é a análise da língua, onde o médico avalia a cor e outras condições como fissuras e “calombos” para determinar o estado de saúde do paciente. 

A Medicina Tradicional Chinesa é reconhecida pela Anvisa?

Segundo o portal da Anvisa, a Medicina Tradicional Chinesa já é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Brasil como práticas válidas. Porém, elas possuem uma regulamentação especial no órgão para fitoterápicos, florais de Bach, entre outros.

Como é a alimentação recomendada na Medicina Tradicional Chinesa?

Na Medicina Tradicional Chinesa a alimentação é vista como remédio e tratamento. Por isso, eles dão muita atenção para a escolha dos alimentos que compõe sua dieta. 

Para os chineses, os alimentos são divididos em cinco essências: gelado, frio, neutro, morno e quente. Essas designações não tem a ver com a temperatura do alimento em si, mas representam simbolicamente o comportamento de certos alimentos em nosso corpo. Por isso, a ingestão demasiada de um alimento “gelado” ou “morno” vai trazer desequilíbrio para o seu corpo independente de ele ser considerado um alimento “saudável” no pensamento ocidental. 

Como emagrecer com a Medicina Chinesa?

Para a Medicina Tradicional Chinesa, o ganho de peso é mais do que um problema físico e sim um sintoma de um desequilíbrio emocional da pessoa. Por exemplo, se você é uma pessoa ansiosa, você tende a descontar suas frustrações na comida até que vire uma compulsão. 

Basicamente, a medicina alternativa chinesa determina alguns tratamentos começando por uma dieta equilibrada, após um profissional determinar os tipos de alimentos que são mais adequados ao seu perfil. Por exemplo, uma pessoa “yin” não vai conseguir emagrecer comendo salada (embora considerada saudável), porque ela precisa de alimentos considerados “quentes”

A fitoterapia chinesa e alguns tipos de chás são ainda outros recursos aliados para quem quer emagrecer com a medicina chinesa.

Quais são os suplementos da Medicina Tradicional Chinesa?

A Vitafor desenvolveu uma linha de suplementos fitoterápicos com fórmulas da Medicina Tradicional Chinesa, todos com ingredientes 100% natural e certificação internacional.

Veja abaixo alguns deles e para quais problemas são indicados:

Bitter Orange Zhi Qiao

É um suplemento da Medicina Tradicional Chinesa feito com a casca da Citrus aurantium, uma fruta conhecida como laranja amarga, azeda ou de Sevilha. Serve para:

  • Aumentar a Taxa Metabólica Basal
  • Reduzir o apetite
  • Reduzir a gordura abdominal

Compre Agora: Bitter Orange Zhi Qiao

Ba Zhen Wan

É um suplemento da Medicina Tradicional Chinesa feito à partir de uma combinação de ervas indicado para o tratamento de:

  • Pessoas com deficiências de Qi e Sangue
  • Paciente com a face pálida ou amarelada
  • Anemia comum
  • Fraqueza, falta de ar, desânimo e tonturas

Compre Agora: Ba Zhen Wan

Tinospora Jin Guo Lan

É um suplemento da Medicina Tradicional Chinesa e também da Ayurveda. Combina diversos ativos naturais com propriedades anti-inflamatórias. Atua como:

  • Imunomodulador
  • Anti-inflamatório
  • Combate a artrite reumatóide
  • Combate a queimação no estômago

Compre Agora: Tinospora Jin Guo Lan

Guifu Dihuang Wan

É um suplemento da Medicina Tradicional Chinesa feito especialmente para idosos pois trata dos problemas mais comuns enfrentados por indivíduos dessa faixa etária, tais como: 

  • Incontinência urinária
  • Doenças senis com quadro de deficiência do rim
  • Pulso fraco
  • Falta de energia e extremidades frias
  • Dores na lombar, joelhos e articulações

Compre Agora: Guifu Dihuang Wan

Jiawei Xiaoyao Wan

É um suplemento da Medicina Tradicional Chinesa que combina moutan e gardênia e serve para:

  • Combater os sintomas da irritabilidade e impaciência
  • Combater os sintomas da insônia, dor de cabeça e vertigem
  • Combater o cansaço
  • Combater os sintomas da TPM e da menopausa

Compre Agora: Jiawei Xioyao Wan

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compatilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compatilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compatilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compatilhe no Pinterest

Comentários

Fechar Menu
×
×

Carrinho

×