VITAMINA C PARA QUE SERVE? Quais os benefícios e Alimentos Ricos em Vitamina C

Vitamina C 500 + Buffered – Nutrition All

A vitamina C é a vitamina mais famosa e mais conhecida das vitaminas. Seu nome químico é ácido ascórbico, que representa duas propriedades da substância, uma propriedade química e a outra propriedade biológica. Em primeiro lugar, é um ácido, embora não seja um ácido carboxílico. Em segundo lugar, o termo ácido ascórbico aponta para sua principal propriedade, que é prevenir o escorbuto.

E olha que legal, a TECNOLOGIA BUFFERED da C 500 + Buffered – Nutrition All, torna a vitamina C Tamponada (de baixa acidez) evitando distúrbios gástricos ou formação de cálculos renais e também evita a perda de minerais como cálcio e magnésio, comuns na ingestão da vitamina C.

Além disso, o consumo de vitamina C fornecerá uma variedade de benefícios à saúde, como prevenir o envelhecimento prematuro e melhorar o sistema imunológico, ou seja, a vitamina C dá um UP na IMUNIDADE.

 

O corpo humano não consegue sintetizar a vitamina C naturalmente. Portanto, ela deve ser garantida por meio da alimentação e também da suplementação. A vitamina C é quase completamente absorvida pelo intestino delgado por meio de um mecanismo de transporte ativo.

 

PARA QUE SERVE a VITAMINA C?

A vitamina C tem muitos mecanismos importantes para o corpo humano porque participa de vários processos metabólicos, processos celulares, etapas e reações bioquímicas. Essas funções incluem a formação de colágeno, a inativação dos radicais livres, o processo de oxidorredução e o aumento da absorção de ferro.

Esta vitamina é muito necessária no metabolismo de vários aminoácidos e é um cofator essencial na reação de hidroxilação. Além disso, as propriedades da vitamina C também são importantes para prevenir a anemia. Nos ossos, a falta dela dificulta a produção da parte orgânica da matriz óssea, interferindo no processo normal de ossificação.

A vitamina C é essencial para os humanos. Atua como antioxidante e eliminador de radicais livres, nutre as células, as protege dos danos antioxidantes e desempenha um papel importante na síntese do colágeno, que é essencial para a reparação do tecido conjuntivo, a cicatrização de feridas, saúde muscular, saúde capilar e fortalecimento das unhas.

 

POR QUE CONSUMIR VITAMINA C?

vitamina C faz parte das vitaminas solúveis em água e, como a maioria delas, não é armazenada no corpo e é eliminada em pequenas quantidades pela urina. Por isso, torna-se necessária sua administração diária, seja por meio de dieta ou suplementação.

A Ingestão adequada de vitamina C é essencial para vários efeitos bioquímicos essenciais para manter uma boa saúde e para o aumento da Imunidade.

Aqueles que desejam melhorar o sistema imunológico serão beneficiados com o sonsumo de vitamina C, porque ela não só previne resfriados e gripes, mas também combate infecções e processos inflamatórios e desempenha um papel defensivo no organismo.


O efeito antioxidante da vitamina C também é responsável por reduzir o acúmulo de colesterol nas artérias, o que beneficia diretamente a saúde do coração e reduz a chance de ataque cardíaco.

O consumo regular de suplementos de vitamina C tem efeitos benéficos sobre o metabolismo da glicose e dos lipídios em pacientes com diabetes tipo 2 e idosos. Alguns estudos também relacionaram os suplementos de vitamina C para reduzir o risco de catarata por meio de seus efeitos antioxidantes nas células do cristalino. Além disso, a suplementação de vitamina C ajudará a melhorar o desempenho do exercício físico e aumentar os efeitos do treinamento.

Para quem pratica atividade física ou para atletas, a vitamina C é um antioxidante importantíssimo que auxilia no combate aos radicais livres, permitindo maiores processos de renovação celular e menos riscos a lesões e danos às membranas das células.

ALGUNS BENEFÍCIOS DA VITAMINA C

– Melhora a absorção de Ferro;

– Auxilia no funcionamento do sistema imune;

– Auxilia na formação do colágeno;

– Auxilia na regeneração da forma reduzida da vitamina E;

– Auxilia no metabolismo energético;

– Auxilia no metabolismo de proteína e gordura;

– É um potente antioxidante que auxilia como proteção aos danos causados pelos radicais livres;

– Acelera o processo de cicatrização;

– Eleva os níveis de anticorpos;

– Reduz a vulnerabilidade a infecções;

– Potencializa o aumento da Imunidade;

– Reduz o endurecimento arterial e a formação de placas nas paredes arteriais;

– Protege as células;

– Melhora o desempenho nos treinos e atividades físicas;

– Auxilia na preservação da pele e combate ao seu envelhecimento;

– Oferece maior resistência aos ossos;

– Previne derrames e doenças oftalmológicas;

– Ação antioxidante;

– Auxilia o alívio do estresse.

BENEFÍCIOS da vitamina c PARA ATLETAS

O exercício físico intenso favorece uma maior formação de radicais livres e ao aumento da degradação oxidativa dos lípidos, que causa danos musculares e, consequentemente, prejudicar o desempenho dos atletas. Portanto, é importante que os atletas tomem a quantidade ideal de vitamina C para garantir a recuperação do tecido muscular.

Além disso, a vitamina C também está presente na formação e liberação de hormônios esteroides (como a testosterona), que é um hormônio essencial para a construção de massa muscular. Com isso em mente, a suplementação com antioxidantes (como vitamina C) é uma forma alternativa de reduzir os efeitos nocivos dos radicais livres nos atletas. Esta vitamina é um poderoso antioxidante solúvel em água que otimizará o treinamento e melhorará o desempenho durante o exercício físico.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

A vitamina C é encontrada naturalmente em vários alimentos, dentre eles em produtos industrializados que adicionam o nutriente ao seu conteúdo, como é o caso de alguns cereais ou sucos de frutas, ou por meio de suplementação de vitamina C em comprimidos.

Além disso, outras fontes de vitamina C incluem frutas cítricas como limão, laranja, acerola, abacaxi, morango, kiwi, manga, goiaba, melão, lichia. Também encontramos a vitamina C em alimentos como tomate, batata, brócolis, espinafre, batata doce, aspargo, couve verde, repolho, rúcula, agrião.

Morangos são ricos em Vitamina C

há riscos no CONSUMO EXCESSIVO DE VITAMINA C?

Apesar de todos os benefícios, a ingestão excessiva de vitamina C pode ser prejudicial à saúde. A ingestão de altas doses de vitamina C pode causar algumas complicações, como cálculos renais, doenças gastrointestinais e acidificação da urina. Portanto, preste atenção à quantidade adequada que deve ser incluída na dieta. Lembrando que a C500 + Buffered da Nutrition All possui a TECNOLOGIA BUFFERED e torna a vitamina C Tamponada (de baixa acidez) evitando distúrbios gástricos ou formação de cálculos renais e também evita a perda de minerais como cálcio e magnésio, comuns na ingestão da vitamina C.

SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE VITAMINA C

A vitamina C é essencial para manter e reparar ossos, pele e vários outros tecidos. Portanto, uma dieta com falta de vitamina C pode causar os seguintes sintomas:

– Anemia;

– Cicatrização lenta;

– Cansaço, irritabilidade e tontura;

– Dores nas articulações;

– Fraqueza muscular;

– Sangramento ao redor das gengivas;

– Queda de cabelo;
– Amolecimento dos dentes.

 

Portanto, alimentos ricos em vitamina C devem ser inseridos à dieta e suplmentos de vitamina C devem ser adicionados, quando necessário, para complementar a ingestação diária.

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